quinta-feira, 19 de maio de 2011

CAMPANHA PELO LIXO ZERO

Se cada um de nos fizermos a nossa parte, concerteza estaremos ajudando.
Lanço aqui a CAMPANHO DO LIXO ZERO , vamos observar melhor nosso dia dia e o que podemos fazer.
Também é importante concientizar mais pessoas por isto vamos divulgar o que encontramos de atitudes sustentaveis, seja no artesanato, na cidade, e espalhar os bons exemplos.
Vejam estas propostasque o pessoal o NOVOCICLO /FLORIPA preparou no final de ano, mas que serve para todos os dias....

Nas compras
- Ao comprar, preferir artigos sustentáveis e com o menor número de embalagens.
- Dar preferência às marcas e lojas que estão se esforçando para reduzir as
emissões de carbono e que está preocupado com as questões ambientais.
- Rejeitar as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos. Levar sua própria ecobag quando for às compras de Natal, feira ou supermercado. O plástico representa a maioria do lixo nos oceanos e causa a morte de 100mil mamíferos marinhos a cada ano.
- Vai trocar de computador? Prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.
- Comprar localmente. Evitando o deslocamento ao ir às compras ou comprando de um produtor local, você evita a emissão de gás carbônico na atmosfera, causada pelos meios de transportes convencionais.

Na organização
- Ao organizar uma festa, evitar o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Além de mais barato, utilizar louça convencional é bem mais sustentável.
- Evitar o uso de balões e outros enfeites descartáveis. Procure decorar o ambiente com artigos como travessas, vasos, flores, folhas e tecidos.

No descarte
- Descartar corretamente as embalagens vazias, limpando-as e separando-as por tipo de resíduo. Papelão, plástico, alumínio... cada um tem seu lugar.
- Ao descartar o computador antigo, encaminhá-lo à Novociclo ou outra entidade que dê um bom destino. Mesmo que ele não funcione, as peças podem ser úteis. O material tecnológico coletado pela Novociclo é encaminhado ao Comitê para Democratização da Informática (CDI), que recupera computadores que depois podem ser utilizados pela população.
- Não jogar celular antigo no lixo comum. Ele contém substâncias tóxicas. Encaminhá-los ao fabricante ou entidades que os encaminhe é a providência mais adequada.

Sempre
- Ficar atento ao consumo em excesso. Antes de comprar, pense se você realmente necessita daquele item.
- Dê boas recordações em vez de objetos. Experiências como um jantar, uma massagem, um passeio, ingressos para cinema ou museu podem ser mais memoráveis do que um objeto de valor.
- Divulgar o conceito Lixo Zero para parentes e amigos. Atuar como educador ambiental é ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre o planeta e garantir uma vida melhor em sociedade.

http://novociclo.com.br/blog/festas-lixo-zero-como-ter-comemoracoes-de-fim-de-ano-mais-sustentaveis/

Tenha sacolas ou ecobag de tamanhos variados, faça para as crianças também , saquinhos de tecidos( pode ser uma camiste ja surrada )para que elas coloquem o lixinho e assim em casa voces saberão o que fazer...

Vamos conjugar o verbo reciclar?!

eu reciclo.....

So assim teremos um lugar lindo para viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário